Plantas o radicalmente outro

Adriana Costa
2 min readJun 26, 2022

Plantas não são animais, parece óbvio mas não é, elas são de uma alteridade radical em suas formas de organização e comunicação.

Plantas são um outro modo de ser e estão na Terra há seiscentos milhões de anos. Elas permanecem enraizadas no solo e tem que resistir a predação pois não podem fugir. Plantas tem a luz solar como fonte de energia, elas não tem órgãos aos quais as funções orgânicas são delegadas. Vivem portanto descentralizadas e respiram por todo o corpo.

No seus sistema radicular (nas extremidades existem pequenos comandos) que criam uma espécie de cérebro coletivo de inteligência distribuída.

O botânico francês Francis Hallé descreveu as plantas como organismos metamórficos cujo corpo é constituído por um conjunto de partes unitárias, de modo que a recorrência dos módulos e a repetição dos níveis hierárquicos em um sistema radicular permitiram estudar as raízes com os métodos típicos da análise fractal. Classifica seu comportamento como coordenado mais acentrado , num processo chamado de estigmergia.

A estigmergia é um método de comunicação indireta no contexto de um sistema emergente auto-organizado onde os diversos componentes, denominados agentes, comunicam e colaboram entre si.

O conceito de estigmergia foi introduzido por Pierre Paul Grasse, um estudioso de formigas, para explicar como estas realizavam as tarefas sendo insetos sociais sem necessidade de planeamento nem de gestão centralizada.

As árvores também se comunicam ? Sim.

Este é um universo fascinante desenvolvido num processo de milhões de anos e temos muito ainda que aprender.

Dica de leitura : A vida secreta das árvores de Peter Wohlleben

--

--

Adriana Costa

Apaixonada por plantas, música, literatura, educação e processos criativos. https://www.residenciacriativa.com/