A flor da pele

Adriana Costa
2 min readMar 5, 2023

“ O sentido tátil engloba o corpo em sua inteireza, espessura e superfície, ele emana da totalidade da pele, contrariamente aos outros sentido mais estreitamente localizados. Permanentemente sobre todos os lugares do corpo, mesmo dormindo, sentimos o mundo circunstante. O sensível é em primeiro lugar a talidade das coisas, o contato com os outros ou os objetos, o sentimento de estar com os pés no chão. Através de suas pele incontáveis, o mundo nos ensina sobre suas constituintes, seus volumes, suas texturas, seus contornos, seu peso, sua temperatura “

David Le Breton — Antropologia dos sentidos

A nossa pele ecoa a presença do mundo e no ventre já estamos em contato sentindo os movimentos da vida lá fora. O tato é um teste constante da realidade e do contexto em que estamos mergulhados. Quem nunca falou, frente a uma situação desconcertante :

Me belisca pra ver se eu estou sonhando ?

Apalpamos os acontecimentos em busca de respostas ou mesmo para nos acalmar: o tamborilar dos dedos, os rosários, os tecidos amassados por mãos que anseiam, as carícias no próprio cabelo; são inúmeras as formas de utilização dos chamados objetos transacionais, interfaces táteis entre nossos devaneios e as circunstâncias.

O tato é uma inteligência em ato muito aguçada e a mão revela esta potência com evidência. Ela é o orgão da possível artesania. Apalpa, sopesa, sacode , arranha, fricciona, pressiona, desloca e podemos para cada um destes movimentos imaginar as milhares de ferramentas que se desdobraram desta engenhosidade.

Mas toda esta atividade também pode ser abalada. A pele é um sismógrafo sensível do entorno e podemos nos sentir mal na nossa própria pele de muitas maneiras.

“Se a pele do mundo se desfigura, o sujeito ao contrário se retrai sobre a sua para tentar fazer dela seu refúgio, em um espaço que ele controla na falta de controlar o seu entorno”

Preocupações crônicas , situações estressantes, irritações ambientais podem ser fontes de um mal contato e por vezes de reações alérgicas ou de retraimentos sociais.

Como fazemos contato e como evitamos o contato ?

Estar a flor da pele é estar sensível ou hipersensível ao ambiente e as interações ?

O cantor Zeca Baleiro canta este significado como um estado de sofrimento

“Ando tão à flor da pele
Qualquer beijo de novela me faz chorar
Ando tão à flor da pele
Que teu olhar flor da janela me faz morrer

Ando tão à flor da pele
Que o meu desejo se confunde
Com a vontade de não ser
Ando tão à flor da pele
Que a minha pele tem o fogo do juízo final”

Flor da pele : Zeca Baleiro e Gal Gosta

E pra você, o que é estar a flor da pele ?

#flordapele #sentidos #processosdecriação #residenciacriativa #pele #tátil

Obs: Este texto faz parte da nossa leitura do livro Antropologia dos sentidos de David Le Breton. Acompanhe !

--

--

Adriana Costa

Apaixonada por plantas, música, literatura, educação e processos criativos. https://www.residenciacriativa.com/